domingo, 14 de julho de 2013

Dia 15 – Santidade 1


Por isso digo: 'Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum 
satisfarão os desejos da carne'."  
Gálatas 5.16 


         O sangue de Cristo nos santificou e abriu um caminho à comunhão com o Pai. Todo cristão sabe – ou deveria saber – disso. Mas a pratica da santidade é algo confuso para muitos: tendemos a cair em discussões sobre o que “pode e não pode” na vida cristã.

Para entender melhor a natureza do caminhar com Deus, precisamos entender a nossa situação.  A “carne” é a nossa natureza humana. Paulo, em Romanos 7, afirma que nela habita o pecado, que é contrário à “Lei do Espírito”, que agora habita nos corações dos verdadeiros cristãos.

Ou seja, espiritualmente, ressuscitamos em Cristo. Mas nossos corpos ainda não. E é por isso que não estamos livres da atração pelo pecado. Mas, aqui, ele traz o segredo: “Vivam pelo Espírito”. Afinal, pela carne é que não podemos agradar a Deus! Então, só há uma opção!

Em oração, faça uma análise de suas inclinações (Romanos 8.5-8): se são carnais ou espirituais. Você pode usar Gálatas 5.19-22 para o ajudar nessa autoavaliação.

     Confesse nominalmente seus pecados(1 João 1. 9). Lembre-se de que Jesus morreu por cada um deles. Arrependa-se. “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos” (Gálatas 5. 24; 6.14)

Isso pode incluir ações práticas e difíceis, como perdoar e pedir perdão, devolver algo, consertar uma mentira etc. Mas graças a Deus que temos o Espírito Santo que nos ajuda em todas essas coisas!

Pela fé, deixe que o Espírito controle essas áreas, bem como toda a sua vida. Isso é um caminhar constante. É algo a ser cultivado. (Gálatas 5.8)

Uma última e importante coisa: desenvolva relacionamento com outros que andam com Deus. A santidade é algo para experimentarmos em comunhão (Gálatas 6.1-2).

Wesley Cunha

Nenhum comentário: