domingo, 7 de julho de 2013

Dia 08 – Deus Nos Convida a Unir-nos ao Que Ele Está Fazendo

"Pois nós somos cooperadores de Deus..."
 1 Coríntios 3.9

          

        Temos vivido uma era de grandes descobertas, criações de máquinas, robôs, bombas atômicas poderosas, descoberta da cura de doenças, aplicativos... O lema da vez é criar, descobrir. Por vezes, me sinto induzida à mesma coisa com relação ao cristianismo. Vejo que nós, cristãos, temos sempre a tendência de criar estratégias para arrebanhar pessoas, criar novos métodos de evangelismo, eventos, formas de reuniões. Queremos ser pioneiros!

           O texto bíblico escrito acima  me traz pra realidade, me faz lembrar que sou simplesmente cooperadora de Deus no que Ele já está fazendo. A nossa parte nesse processo é descobrir “no quê” e “onde” Ele está agindo e nos juntar a isso. Portanto, só há uma forma de descobrir: nos relacionando com Deus. O nosso relacionamento com Ele nos leva a compreender a Sua obra e como ela funciona. Quando nos relacionamos com Deus de maneira profunda e constante temos clareza do Seu plano pra nossa vida e sabemos onde nos encaixamos em Sua missão redentora para o mundo. E, na medida em que descobrimos onde Deus está agindo, essa descoberta se torna um convite pra nos unir a Ele na obra que está já está realizando.

            O que me tranquiliza é saber que não preciso ser pioneira em nada e que não estarei sozinha nisso, pois Cristo é a cabeça e, a partir d’Ele “todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza sua função” (Efésios 4. 16). Logo, cada parte deve funcionar onde Deus a coloca, para que sejamos eficientes.

        Somos cooperadores de Deus e, como cooperadores, devemos ser diligentes e obedientes. Devemos descobrir, pela Bíblia, pelo Espírito Santo, pelas circunstancias, pela oração e pelas pessoas, onde Deus quer que nos juntemos a Ele. Precisamos deixar que Cristo seja, de fato, o centro e a cabeça do corpo, pois “quando Ele deixa de ser claramente o centro, o resultado é a confusão a respeito da nossa missão” (Brennan Manning).

           Você pode orar assim: “Senhor, sei que todo o poder te foi dado nos céus e na terra, e que, sendo tão poderoso, o Senhor poderia não me incluir na Tua obra. Mas sei também que Tu és um Deus misericordioso, e que por isso me convida para participar dessa obra contigo. Obrigado, Pai! Clamo pra que o Senhor não me deixe de fora disso... Quero ser seu (sua) cooperador (a) no que estás fazendo no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Amém.”

Marina Assis

Nenhum comentário: