sábado, 17 de março de 2012

Projeto Italia














Aos 48 minutos do segundo tempo, rs, eu consegui todos os recursos necessários para minha participação no projeto.

Tábita e eu começamos nossa jornada bem cedo, nem imaginávamos que uma viagem bem longa e com muitas horas de espera nos aguardava. Saímos de Natal às 15:30 do dia 3 de janeiro com destino a Salvador. Em Salvador, encontramos os estudantes André Barreto e Fabiano Gusmão. Juntos, embarcamos para Lisboa às 02:00 da manhã do dia 4. Chegando em Lisboa encontramos Adriano Costa, estudante de Recife que também comporia nossa equipe na Itália. O cansaço e a mudança brusca de temperatura já nos incomodavam bastante. Finalmente, pegamos um último vôo, agora para o nosso tão esperado destino: Itália. Ao desembarcarmos no aeroporto de Malpensa fomos recebidos pelo Júnior (missionário) e alguns irmãos da igreja. Do aeroporto até Mântova foram mais 3 horas de carro...


A essa altura era bem difícil acreditar que eu estava ali. Depois de alguns meses em um processo cansativo de levantamento de sustento, incrivelmente eu estava na Itália. Em pouco tempo estaríamos todos juntos (equipe) pela primeira vez. Tudo realmente parecia um sonho. Duas coisas passavam pela minha cabeça, a primeira era um hino bem antigo que diz: Sei que a Tua fidelidade leva a minha vida mais além do que eu possa imaginar; e 1 Tessalonicenses 5:24 "Aquele que os chama é fiel, e fará isso".

Existe um lei na Itália que não permite uma grande aglomeração de estrangeiros no mesmo lugar, e por esse motivo nossa equipe teve que ficar alojada separadamente. Irmãos da Igreja Batista de Mântova gentilmente nos hospedaram. Foram 6 famílias que abriram suas casas para nós... Eu, juntamente com Tábita e Raquel, fiquei na casa da Luzimar e do Gessy, brasileiros que moram na Itália há 12 anos. Nossa estadia na casa deles não poderia ter sido melhor, eles realmente fizeram com que nos sentíssemos parte da família.

Nossa equipe se reunia todos os dias na casa do Júnior e da Pricila (missionários na Itália há 2 anos). Durante dois dias, tivemos um intenso treinamento transcultural. Nos domingos, o nosso compromisso era com a Igreja Batista de Mântova, igreja essa que estava nos acolhendo e cuidando de nós de uma maneira tão especial. Ficamos responsáveis por conduzir os cultos nos domingos pela manhã. À tarde, os líderes da igreja participavam do lideraction, treinamento este que quase todos de nossa equipe possuía. E à noite, estávamos lá novamente para louvar e adorar o nome do Senhor Jesus. A igreja é formada por pessoas de 14 nacionalidades. E com certeza, os cultos da noite eram impactantes, principalmente pela diversidade cultural. O engraçado era que sempre lembrava do versículo de Apocalipse que diz: "Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas".

A partir da segunda semana, começamos o nosso trabalho de campo, ou melhor, de campus. Na segunda-feira, encontramos a equipe de missionários do Ágape Itália (Ágape = Alfa e Ômega na Europa) na cidade de Bolonha. Na terça, fomos pela primeira vez à Universidade de Verona. Na quarta fizemos um planejamento das nossas atividades na universidade e voltamos quinta e ficamos até a semana seguinte. O processo de contato com os estudantes de Verona foi bem interessante... Eu não falava (não falo) italiano, e esse pra mim seria o maior desafio de todos. O mais legal foi conseguir me comunicar com as pessoas em inglês. Eu sempre fui alguém muito insegura quanto ao inglês e não acreditava que no final seria ele a minha salvação. Tive a oportunidade de conversar com vários estudantes. Foi extremamente gratificante poder contar o meu testemunho pessoal, usar o my soularium e saber um pouco do que pensam e como vivem os universitários veronezes. Também tive uma maravilhosa surpresa da parte de Deus, a Itália possui um grande número de mulçumanos, com isso pudemos ter conversas maravilhosas a base de bíblia e alcorão. Durante 3 dias, almocei com mulçumanas, estudantes de Turismo para o comércio. Aprendi um pouco sobre o Islã e elas, com certeza, um pouco sobre o cristianismo.
Na terceira e quarta semana, nossa equipe ficou dividida entre os campi de Verona e Mântova. Pude ir a Mântova por duas vezes, o que mais me chamou atenção foi a frieza dos mantovanos. Enquanto os veronezes faziam uma "festa" com os brasileiros para os mantovanos isso não fazia nenhuma diferença, isso também queria dizer que eles não gostavam de conversa e não estão nem aí para assuntos espirituais.

A nossa rotina de trabalho foi voltada para o campus universitário e pro trabalho com a igreja local. Nos sábados, nosso dia livre, saíamos para passear. Fomos a Veneza, Pisa e Florença; e por último nosso retiro de encerramento foi na cidade de Ortisei. De segunda a sexta, além da nossa programação de campus, sempre tínhamos devocionais, reuniões, planejamentos, tempo de homens e mulheres, pequenos grupos e ainda dávamos aulas para alguns membros da igreja. Tudo foi bastante intenso!

Uma das minhas áreas de responsabilidade, juntamente com Talita e Fabiano, era planejar os cultos das manhãs de domingo e as aulas pros membros. Fizemos uma divisão das aulas, entre nós da equipe, e eu dei a aula: Mordomia Bíblica. Em um dos domingos, mostramos a realidade do nosso movimento local, e foi falado sobre o trabalho que durante 3 anos apresentamos na CIENTEC.

Por fim, encerramos com um retiro na cidade de Ortisei. A equipe já não estava mais completa. Thábata e Raphael precisaram voltar pro Brasil mais cedo. Sem dúvida, nós não éramos mais os mesmos. Durante um mês, em uma terra desconhecida, vimos Deus tocar o coração de pessoas frias, fechadas. Durante um mês, vivemos em uma cultura bem diferente da nossa. Durante um mês, passamos frio (lê-se: muito frio). Durante um mês, 18 brasileiros amaram um povo estranho. E depois desse um mês, foi terrível pegar um avião e voltar pra casa...

Deus fez infinitamente mais do que TUDO que pedimos e pensamos. Encontramos cristãos dispostos a continuar o movimento, vimos pessoas decidirem por ter um relacionamento pessoal com Deus através de Jesus e ajudamos a igreja a potencializar a liderança. Nada nesse mundo poderá pagar a alegria que sentimos em poder fazer parte do plano de Deus para algo tão grande.

Bem, não tenha dúvida do quanto sou grata a Deus por ter feito parte de tudo isso. Sou grata também a você, porque de alguma maneira sua contribuição foi essencial para este resultado.

"Or l’Iddio mio supplirà ogni vostro bisogno, secondo le ricchezze sue in gloria, in Cristo Gesù."
"O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus."

Gostaria de pedir para que você orasse
- pelos italianos;
- pela igreja Batista de Mântova;
- pelos missionários que moram naquele país.

Se você desejar mais informações sobre o projeto, acesse o site: http://www.alfaeomega.org.br/italia2012/, ou procure-me.
Será um prazer falar de maneira mais detalhada sobre o quão impactante foi participar do Projeto Itália 2012.

Um Grande abraço, 
Ana Carolina Benevides

 













2 comentários:

NIlton disse...

Que felicidade, saber que o pessoal daqui já está buscando novos horizontes, mesmo sem abandonar a obra aqui!
Estamos fazendo discípulos na Judéia, Samaria e confins da terra!

Arthur Sena disse...

Muito bom saber o que aconteceu no projeto Italia..Que Deus possa continuar a nos usar!