quarta-feira, 3 de março de 2010

Ser cristão no campus: Carta aos alfaomeguenses

Uma nova vida está começando. Um novo ano, novo semestre letivo. Viver uma nova realidade significa que surgirão novas oportunidades de realizar aquilo que não foi possível em tempos passados.
Em certos momentos da nossa vida passamos por situações em que apenas observamos e preferimos tão somente aplaudir, entendemos que isso já nos é suficiente. Acreditamos que é melhor sermos coadjuvantes, vivermos num segundo plano e deixar que na novela da vida real outras pessoas se destaquem e se tornem protagonistas.
Dentro dessa visão existe o grande conceito de liberdade. Grande, porque diz respeito a toda complexidade que existe em ser livre e poder optar por viver da melhor maneira possível de acordo com sua própria visão do mundo, mas, muito simples se visto pela óptica cristã.

Ser cristão implica viver uma vida livre, desfrutar de toda a alegria, de toda a felicidade que possa existir. Significa conhecer, entender e viver o amor em toda a sua plenitude. Talvez alguém se pergunte: “Qual a ligação entre uma nova vida, novas oportunidades, liberdade e amor?” Acredito que para alguém que se diz cristão e realmente é um cristão (entenda-se esse termo no seu real significado e não numa pessoa religiosa) tudo isso faz sentido.
Alguns estão começando uma vida acadêmica esse semestre, outros possivelmente já estão vivendo essa vida. Mas precisamos entender que esses anos dentro da universidade não são para serem vividos apenas estudando e trabalhando. Definitivamente não. Precisamos viver como cristãos dentro da universidade. Muitas oportunidades surgirão para conhecer novas pessoas e assim fazer novos amigos, não deixe isso passar. Não há nada melhor para definir um cristão do que suas relações de amizade. Amar o próximo é a marca do cristão.
O objetivo do Movimento Estudantil Alfa e Ômega é fazer com que cada estudante conheça alguém que verdadeiramente segue a Cristo. Esse é o nosso lema, nosso maior desejo. É uma opção, um estilo de vida e não há nada de novo nisso. É a essência do cristianismo: o amor. Fazer Cristo conhecido é a maior prova de amor que podemos dar para as pessoas. E como fazer Cristo conhecido? Apenas falando sobre Ele? Absolutamente não.
Temos métodos de evangelismo, formas de comunicar todo o plano da salvação para os estudantes, de uma forma interativa, atrativa e dinâmica, entretanto, fazer Cristo conhecido não se resume a isso. A melhor forma de tornar Cristo conhecido é ser um verdadeiro cristão, demonstrando o amor pelas pessoas, preocupar-se com elas, com os seus problemas, alegrar-se com as suas conquistas, criticá-las quando necessário, expor verdades como somente um bom amigo é capaz de fazer, com amor.
Não seja um coadjuvante nessa nova vida que está começando. Deus ofereceu um papel de destaque para você, o papel de cristão. Não há alegria maior do que ter o privilégio de conhecer a Cristo de perto, em toda a sua intimidade e vivenciar o amor perfeito, senti-lo. Aproveite cada oportunidade de falar de Cristo, venha se juntar a nós para formarmos uma grande equipe de comunicadores da verdade e do amor, não apenas expressando com palavras, mas, com o nosso coração.


Murillo Jales
Estudante ELO do Movimento Estudantil Alfa e Ômega Natal

Nenhum comentário: